Por que você simplesmente não vai embora se está tão ruim assim? Mais fácil dizer do que fazer, certo?
Você já se encontrou em um relacionamento em que havia tantos altos, mas ao mesmo tempo tantos baixos? Eles estavam constantemente puxando e empurrando ao mesmo tempo? E parecia um ciclo vicioso?
Isso é o que é vínculo traumático. O apego a alguém que é destrutivo, manipulador e/ou abusivo. Só quem ama alguém de verdade, mas às vezes se sente forçado a odiá-lo sabe como esse vínculo pode ser forte.
Mas por que você não pode simplesmente fugir de uma pessoa que obviamente está lhe causando dor?
1. Você se torna fisiologicamente viciado em abuso
A razão pela qual as pessoas se tornam viciadas em abuso é a resposta natural do corpo ao trauma. Quando vivenciamos um evento traumático, nossos corpos liberam hormônios como adrenalina e cortisol.
Esses hormônios podem atuar como um agente entorpecente e podem nos tornar viciados nas endorfinas liberadas durante a experiência abusiva.
O vínculo traumático pode ser tão forte que é difícil rompê-lo, mesmo quando a vítima sabe que o relacionamento não é saudável ou prejudicial. Isso ocorre porque o corpo se acostumou tanto com a experiência de abuso que anseia por isso, mesmo que seja prejudicial.
2. A retirada do trauma é excruciante
Segundo palpite. O primeiro sintoma e a razão mais comum pela qual as vítimas de trauma sempre voltam. Você começa a se perguntar se você era a pessoa tóxica ou se é você quem está errado.
Para encurtar a história: você mesmo acende a gás.
Essa retirada é sempre seguida por um desejo culpado. Você revisita a mídia social deles e, se pegar algumas de suas dicas, a primeira coisa a fazer é enviar uma mensagem de texto. E então todo o ciclo se repete.
3. Espelhamento e falsificação futura
Espelhamento e falsificação futura são jogos perigosos que os abusadores jogam. Eles fingem ser o ajuste perfeito para a vítima, absorvendo uma riqueza de informações para criar uma identidade falsa.
Essas promessas vazias criam falsas esperanças para o futuro e prendem a vítima em um relacionamento traumático.
Você tem uma falsa sensação da conexão da chama gêmea do espelhamento. Uma chama gêmea é uma conexão de alma entre duas pessoas que têm um vínculo intenso e uma conexão além do mundo físico. Muitas vezes é considerado uma conexão de alma gêmea, mas em um nível muito mais profundo.
Mas a triste realidade é que tudo isso é falso. Eles apenas copiaram e colaram seu comportamento para que você pudesse pensar que algo real estava acontecendo.
4. Desamparo e medo do abandono
Você já se sentiu preso a um apego emocional doentio, mas tão forte? Como se você estivesse com tanto medo de ser abandonado que se sente impotente e não consegue se libertar? Bem, é isso que é um vínculo traumático e não é fácil sair dele.
Parece que vocês estão supercolados um ao outro e, na maioria das vezes, é baseado no medo do abandono e do desamparo.
O medo de ficar de fora no frio pode ser um pensamento assustador, mas também pode levar a uma conexão poderosa entre duas pessoas. Quando confrontado com o medo, o indivíduo provavelmente se apega à pessoa que oferece conforto e apoio, criando uma sensação de segurança e proteção.
Isso pode ser um recurso inestimável ao lidar com um evento traumático – criando um forte vínculo que pode ajudar o indivíduo a lidar com isso.
5. Sensação de segurança
A sensação de segurança proporcionada por um vínculo traumático é uma das principais razões pelas quais esses vínculos podem ser tão fortes e difíceis de quebrar. Quando as pessoas vivenciam um evento traumático, muitas vezes se sentem inseguras no mundo e podem desenvolver problemas de confiança.
A presença de alguém que entende a sua experiência e já passou pela mesma situação pode proporcionar uma sensação de segurança e conforto.
Quando você compartilha um vínculo profundo com alguém especial, pode ser difícil romper. Mas quando você se sente seguro, pode se abrir e compartilhar seus pensamentos e emoções mais íntimos.
Essa conexão pode ser incrivelmente forte e pode criar uma conexão intensa e inesquecível entre duas pessoas e aqui está a razão pela qual o vínculo traumático é tão forte.
Tenha em mente
Os vínculos traumáticos são uma força incrivelmente poderosa que muitas vezes pode moldar nossas vidas.
Embora os vínculos traumáticos possam ser difíceis de navegar e se libertar, entender as forças subjacentes dos vínculos traumáticos e seu impacto em nossas vidas pode ser o começo da cura.
Todas essas razões mencionadas anteriormente podem fazer você pensar que quebrar um vínculo traumático é impossível, mas com coragem, resiliência e as pessoas certas ao seu redor, você pode definitivamente fazer isso funcionar!
Sem comentários:
Enviar um comentário