Até agora, é muito difícil os alunos encontrarem os passos de
resolução dos exames finais de Matemática e é mais difícil encontrarem um
espaço para colocar as dificuldades aos seus professores de Matemática. Penso
que a razão deste fenómeno prende-se com a ocupação excessíva dos professores e
reduzida carga horária de Matemática em Moçambique. Por isso, muitos alunos não
conseguem a satifsfação das suas dúvidas fora do pouco tempo lectivo programado
no horário. Desde que comecei a trabalhar em Moçambique, eu percebi que muitos
alunos têm sede de receber a explicação dos exames pelos seus professores. Além
disso, muitos alunos moçambicanos pensam que Matemática é a disciplina mais
complicada porque eles não têm o hábito e o gosto de resolver muitos exercícios
de Matemática. Penso que isto é um problema grave e é necessário mudar esta
situação.
Este manual “FAZER EXAME COM CERTEZA”,
uma coletânia de 15 exames de 2008 a 2012 com 645 exercícios resolvidos é uma
contribuição para resolver este problema. Os alunos têm neste livro a
oportunidade de encontrar os passos detalhados de resolução dos exames finais
de Matemática. Os alunos podem ler e compreender este manual sozinhos.
Através deste manual, desejo que muitos alunos
consigam resolver correctamente os exercícios de Matemática, tenham o gosto
pela Matemática e alcancem bons
resultados no exame final. Assim, os alunos não terão medo de exame de
Matemática. Hão de perceber que muitos exercícos presentam uma característica comum no passos necessários
para sua resolução. Com este manual, os alunos fazem exame com certeza de
passar de classe.
O manual “FAZER EXAME COM CERTEZA”
também é um instrumento de apoio aos professores de Matemática para preparar
melhor os seus alunos. Sei que os
colegas professores sempre têm muita ocupação mas penso que a obrigação
profissional de um professor é atender bem as solicitações dos alunos, dar as
aulas com amor e ter os alunos bem capacitados para passar nos exames. Os
professores podem criar um ambiente favorável para que os alunos aprendam bem
Matemática, aumentando o contacto com os alunos, dando fichas de exercícios,
resolvendo mais exercícios com alunos e escutando as preocupações dos alunos em
relação à Matemática.
Os assuntos deste livro não são suficientes e
nunca serão suficientes para cobrir todas as necessidades matemáticas dos
alunos. Muitos alunos das escolas secundárias precisam de ajuda dos professores
de Matemática para entender melhor a Matemática. Além disso, muitos raduados do ensino secundário precisam de
entender os passos de resoluçao dos exames de admissão às faculdadeds. Penso
que os colegas professores podem produzir melhores manuais de apoio aos alunos,
num espírito de amor, sacrifício e volutariadade. Assim, estaremos a mostrar
que Matemática é a disciplina mais interessante para os nossos alunos.
Ficha técnica
Título: FAZER EXAME COM CERTEZA
Impressão e
Acabamento: PHOTOCOPY TECHNOLOGY XAI-XAI
Autores:
TAKAAKI KAMIOKA
Natural de
Miyoshi, província de Hiroshima, licenciou-se em Ensino de Matemática pela Universidade
Chiba-Japão em 2008, Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Chiba-Japão
em 2010.
Actualmente é
voluntário da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional) e docente de Matemática
na Escola Secundária Joaquim Chissano-Cidade Xai-Xai.
BERNARDO
NOVELA
Natural de
Chibuto, província de Gaza, formou-se em 1981 como professor primário no Centro
de Formação de Professores Primários de Inhamissa (CFPPI)-Cidade de Xai-Xai. Em
1991, concluiu o Ensino Pré-Universitário em Ciências na Escola
Pré-Universitária de Nwachicolwane-Chókwè. Licenciou-se em Ensino de Matemática
e Física na Universidade Pedagógica-Maputo em 2005. Leccionou na Escola
Primária Marien Ngouaby-Cidade de Xai-Xai,
na Escola Primária Anexa ao CFPPI-Cidade de Xai-Xai, no Centro de Formação de Professores
Primários de Chicuque-Maxixe, no Centro de Formação de Professores Primários de
Inhamissa-Cidade de Xai-Xai, na Escola Secundária da Polana-Maputo, na Escola Secundária
da Maxaquene-Maputo, na Escola Secundária Josina Machel-Maputo. Colaborou na Secção
Pedagógica da direcção da Escola Primária Marien Ngouaby-Cidade de Xai-Xai, da Escola Primária Anexa ao Centro
de Formação de Professores Primários de Inhamissa-Cidade de Xai-Xai, do Centro
de Formação de Professores Primários de Inhamissa-Cidade de Xai-Xai, do
Instituto de Formação de Professores Eduardo Chivambo Mondlane-Cidade Xai-Xai.
Actualmente,
é docente efectivo de Matemática na Escola Secundária Joaquim Chissano-Cidade de
Xai-Xai, onde colabora como Delegado de Matemática do 2º Ciclo do Curso
Nocturno e docente a tempo parcial de Matemática na Universidade Pedagógica de
Moçambique-Delegação de Gaza.
JOÃO MÁRIO CUINICA
Natural de Chibuto, província
de Gaza, licenciou-se em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica (UP)
em 2007. Leccionou na Escola Primária Unidade 1 Patrice Lumumba-Cidade de
Xai-Xai.
Actualmente, é docente de
Matemática na Escola Secundária Joaquim Chissano-Cidade de Xai-Xai, onde
colabora como Delegado de Matemática do 2º Ciclo do Curso Diurno e Membro da
CAP.